Aécio diz que pretende reequipar a PF e colocar mais policiais nas ruas

terça-feira, agosto 19, 2014 Unknown 0 Comentarios


Candidato do PSDB criticou a petista Dilma Rousseff por não comprar vants.
Tucano fez carreata em Cuiabá e Várzea Grande antes de ir para Sinop.


O candidato do PSDB, Aécio Neves, durante carreata com apoiadores em Cuiabá (Foto: Renê Dióz/G1)

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou nesta terça-feira (19) em Cuiabá (MT) que pretende reequipar a Polícia Federal e investir na segurança da fronteira do Brasil com os países vizinhos. Em entrevista à imprensa, o tucano criticou a presidente Dilma Rousseff, sua adversária na disputa eleitoral, por não ter cumprido promessa de comprar os chamados vants (veículos aéreos não tripulados) para monitorar as fronteiras do país.

"Nós vamos reequipar a Polícia Federal, que tem o menor orçamento desde 2009. A então candidata e atual presidente anunciou que iria colocar em funcionamento 14 vants. Quatro anos se passaram e apenas dois estão em uso e precariamente", disse, após desembarcar no aeroporto da capital mato-grossense.

Mato Grosso tem 700 quilômetros de fronteira seca com a Bolívia, rota tradicional de tráfico de drogas para o Brasil.

Ao falar sobre a segurança pública, Aécio também disse que, se eleito, promoverá uma reforma no Código Penal. "Vamos promover uma profunda reforma do Código Penal para que o sentimento de impunidade que há hoje no Brasil não seja mais um fator a estimular a criminalidade", disse o candidato.
Ele também explicou como pretende colocar mais policiais nas ruas para combater a criminalidade. Segundo ele, o Brasil tem atualmente cerca de 550 mil policiais civis e militares em todos os estados.
"Cerca de 15% destes policiais estão em serviços administrativos. O governo federal pode apoiar os estados pagando os salários destes funcionários administrativos para cumprir essa função", observou. Desta forma, segundo Aécio, esses 15% de policiais iriam para as ruas, para servir nas funções a que foram treinados. "Serão mais 60 a 70 mil pessoas imediatamente nas ruas", completou.
Pela manhã, Aécio esteve em Dourados (MS) e declarou que diminuiria o número de ministérios pela metade. Em Cuiabá, repetiu o discurso e frisou que vai transformar o Ministério da Justiça em Ministério da Segurança Pública e Justiça.
Depois da entrevista à imprensa no Aeroporto Marechal Rondon, Aécio Neves seguiu em carreata pelas ruas de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. Em seguida, ele participou de uma caminhada na região central de Cuiabá. À noite, o candidato do PSDB deve viajar para Sinop, a 503 km de Cuiabá, onde participará de um ato político na Associação de Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte).
Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga